teatro torto
quem somos?
o nascimento do teatro torto ocorre em etapas, a primeira deu-se em 03/10/2022, quando o encenador renan botelho reuniu na casa love nox o que ele achava ser um grande grupo de 12 atores que toparam participar de um processo com o foco no filme shortbus, naquele encontro quase fracassado apareceram, dois atores, juno e taz. como teatro faz-se também da resiliência, os três juntos, decidiram começar a trabalhar sobre um dos arcos narrativos do filme. por quase 5 meses, desenvolveram um esboço narrativo de shortbus, porém, ainda no fim de dezembro notaram a necessidade da presença do terceiro elemento para continuar com essa narrativa. mas foi só em fevereiro de 2023, após uma indicação do marcelo d'avilla, que douglas entrou no elenco. como toda mudança, o processo também precisava mudar. douglas agregou ao grupo seu conhecimento em dramaturgia e juntos começamos a construir o que depois chamamos de "e se ele não tivesse aparecido?". uma dramaturgia coletiva, alinhavada pelo primoroso trabalho de douglas e que se deu através da construção através de études e das pérolas de memória. infelizmente o taz precisou deixar nosso processo em agosto de 2023 o que colocou renan ocupando os papeis de encenador e ator, por fim, juntaram-se a nós felipe, figurinista e cenógrafo e vini músico do espetáculo.
membros tortos
douglas ricci
douglas ricci é um artista da cena com diversificada formação e atividade. ator, diretor, dramaturgo e crítico, foi aprendiz da escola livre de teatro, da sp escola de teatro, do núcleo experimental de artes cênicas do sesi/sp entre outras escolas. atualmente desenvolve pesquisa de mestrado no ppgac/eca-usp
felipe cabral
felipe cabral é graduado em arquitetura e urbanismo pela universidade anhembi morumbi e pós graduando em cenografia e figurino pela belas artes. focado em pesquisar a diversidade imagética visual de figurinos para personagens que fogem da cisheterobinariedade
juno
com formação em comunicação social pela ufrn, juno iniciou sua carreira como ator no grupo de pesquisa em teatro musical da escola de música da ufrn. passou por grupos como confraria da cena e grupo atores à deriva. atualmente se dedica a sua carreira musical, onde se prepara para lançar seu próximo single autoral e integra o elenco do teatro torto.
renan botelho
encenador-pesquisador, renan botelho é mestre em artes de cena e pós graduado em direção teatral e cenografia e figurino, em sua trajetória artística pesquisa a aplicação do procedimento de études na construção da narrativa, sempre em busca da organicidade cênica. a fricção de realidades é uma tônica em sua pesquisa que parte de stanislavski e knebel em diálogo com o contemporâneo.
vini the kid
artista híbrido formado em artes cênicas e mestrando em artes visuais pela UNESP. Conhecido por conceder o som aos grupos Teatro da Matilha e Danny D. Weirdo, Vini busca em seus trabalhos musicais o encontro da performance no processo criativo com a potência espaço-temporal da musicalidade em cena.